terça-feira, 29 de junho de 2010

Planejamento da aula "O dia dos namorados"

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE TOCANTINÓPOLIS

COORDENADORIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Planejamento Interdisciplinar

UNIDADE ESCOLAR: Diretoria Regional de Tocantinópolis ANO: 2010

DISCIPLINA: Interdisciplinar SÉRIE: 8º E 9º Ensino Fundamental e Ensino Médio

PROFESSOR (A): Eva Gomes Rocha da Silva e Gizelda Moura Rodrigues

EIXOS: Meio ambiente/ser humano e saúde/tecnologia e sociedade

TEMA: O namoro



Competências:

Ser capaz de adotar atitudes de promoção e manutenção da saúde pessoal, social e coletiva, utilizando-se das informações sobre o organismo humano, para reconhecer os fatores internos e externos do corpo que concorrem para a manutenção do equilíbrio, e para prevenção de doenças comuns em sua comunidade.



Habilidades:

Compreender a sexualidade como o comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.



Tipologia dos conteúdos:

Conceitual:

• Desenvolver a argumentação, a oralidade e a escuta com um propósito



• Compreender a sexualidade como o comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.

Procedimental:

• Promover a reflexão sobre nossas práticas sociais e as atitudes dos pais atualmente e da sociedade;

• Atenuar os conflitos entre idéias de gênero;

• Produzir textos alusivos a sexualidade, discutir sobre a sexualidade e os fatores biológicos e métodos contraceptivos;

Atitudinal:

• Saber ouvir conselhos e verbalizar suas idéias a respeito do namoro seguro;

• Apropriar-se dos mecanismos de sexo seguro evitando conseqüências para sua vida.

• Respeitar o outro com atitudes éticas a respeito do tema;

• Conscientizar-se da necessidade do exercício de controle social;



Conteúdo da Disciplina:

• Noções de Orientação Sexual;

• A sexualidade e o comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.





Metodologia (Atividade)

• Apresentação de slides sobre o contexto histórico do namoro;

• Discussão sobre os valores atuais quanto ao namoro;

• Distribuição da letra das músicas Já sei namorar e Só quero ficar.

Formação de dois grupos: das meninas e dos meninos e pedir para que destaquem nestas músicas as ideias com as quais concordam e com as que discordam.

• Conversa sobre o que é consenso e as divergências.

• Realização de debate como um exercício para aprender a ouvir o outro e respeitar as opiniões diferentes.

• Realização de questionamento sobre nosso jeito consumista de viver e como isso afeta os relacionamentos, também atingidos pela cultura do fácil e descartável;

• Exposição do filme: Juno;

• Produções textuais em diversos Gêneros Textuais baseadas no filme;

• Promoção de debate sobre as decisões tomadas por Juno no filme;

• Leitura do Livro: Amar e ser amado: a comunicação do amor - Pierre Weill e dramatização de pontos dos livros;



Recurso (Material, humano e Tecnológico)

• Letra das Músicas “ Já sei namorar e Só quero ficar”.

• Livro: Amar e ser amado: a comunicação do amor - Pierre Weill ;

• Vídeo da Música -Só quero ficar ;

• Filme: Juno;

• Kit de projeção de imagem ( PC, data-show, cx de som)



Avaliação



• Avaliação diagnostica através da conversação com os alunos sobre a temática;

• Avaliação é formativa através das atividades desenvolvidas como debate, leitura e produção textual,;

• Avaliação classificatória através de uma prova escrita;

• Os critérios serão: participação, qualidade nas discussões, atenção, exposição das idéias; criatividade, coerência na produção textual.



Referencias:

http://www.mundojovem.com.br/datas-comemorativas/namorados;

Secretaria de Educação e Cultura. Proposta Curricular Ensino Médio – Versão Preliminar. Palmas-TO, 2009.

Secretaria de Educação e Cultura. Referencial curricular do Ensino Fundamental. Palmas-TO, 2007.

O Dia dos namorados

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Análise de web site
Estes são sites que vale a pena os professores utilizarem para maior enriquecimento do trabalho docente, pois incentivam a produção tanto textual como das aulas ministradas no interior da sala de aula...Aproveitem!!!!
www.educarparacrescer.com.br


www.aprenderelegal.com.br

www.paralerepensar.com.br

www.portaldoprofessor.mec.gov.br

www.novaescola.gov.br

www.mundojovem.com.br

sábado, 15 de maio de 2010

Percepções sobre Hipertexto

O que é hipertexto?


Nos ultimos tempos a internet vem ganhando mais popularidade com mecanismo de comunicção e procimidade entre as pessoas, tornando tal fenomeno assustador para muitos. Parafraseando as palavras de Manuel Crtells a internet proipicia de fato uma “aventura extraordinária” ao homem. Tal aventura favoresce, além da comunicação, de criatividade, oportunidades a busca do conhecimento. E, para haver conhecimento é preciso ter interatividade de pessoas e idéias. O hipertexto é uma das formas de garantia desse processo, portanto vamos compreender um pouco sobre essa ferramenta tão utilizada no meio virtual.

Segundo o texto lido da Wikipédia “ hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links”, ou seja, é um intrumento, ou atalhos que possibilitam maior interatividade com outros campos de comunicação e melhoria da apresentação de forma dinamica e significativa, propicianto agilidade, organização, compreensão, além de outros benceficios para o usuário, tornando as informações mais amplas ao que se quer alcaça, bem como um mecanismo importante, tambem para o professor que se propoe a utilizá-lo como fator de aprendizagem. No entanto para que tais propostas sejam utilizadas no campo educaional é preciso que o professor compreenda que as inovações tecnológicas podem servir de suporte para o bom desenvolvimento do ensinar e do aprender e não com instrumento de substituição aos meios mais tradicionais de obtenção de conhecimento a exemplo, dos livros de quaisquer natureza.

A experiência de ler e navegar ao mesmo tempo proporciona a idéia de uma leitura auxiliada à pesquisa constante para aprofundamento do assunto que se pretende conhecer e nos desafiou a estarmos valorizando as tecnologias, visto que o aluno tem governabilidade e acessibilidade as informações da internet. O deseafio é do professor que necessita aceitar a internet como um instrumento que está entre os homens para contribuir com o seu trabalho e não substiruir tanto os livros como os professores. Portanto necessitamos de busca constante.



Eva Gomes Rocha da Silva.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Quem sou eu como professor aprendiz....

O processo de ensinar e de aprender está, intimamente, interligados e se complementam. O professor nesse cenário é protagonista desta relação fazendo com que a sua prática seja propulsora da busca incessante do conhecimento, assim se faz necessário o desenvolvimento de competências norteadoras da prática docente, como as competências técnica, acadêmica, política e humana as quais segundo Celso Vasconcelos é imprescindível para o sucesso do profissional que se propõe a fazer educação de qualidade. Reconhecendo essas necessidades considero que tais competências devem estar aliadas ao interesse maior do aluno, o de aprender com significado para ter sucesso na vida, seja na vida acadêmica, no trabalho e nas suas relações com o outro. O professor sozinho não alcança o objetivo, necessita das relações com alunos, colegas, pais e comunidade com um todo para enfrentar os desafios que surgem no decorrer do processo da sala de aula.


De acordo com Vygostky, o sócio-interacionismo permite que a aprendizagem aconteça nas relações com os outros, onde a troca é o principal instrumento para o enriquecimento do conhecimento, bem como para a aquisição de novas oportunidades de crescimento cognitivo, psicológico, pessoal, acadêmico e profissional.

Nessa perspectiva observamos que os ambientes virtuais de aprendizagem, segundo elemento constituinte, permitem incentivar a reflexão crítica e a possibilidade de escolhas. A Internet abre novos horizontes e cria novos paradigmas para a discussão, na medida em que permite a comunicação, e aprendizagens já que propicia uma mediação pedagógica, por permitir a participação em fóruns, discussões de salas de aula, espaços para realização de trabalhos em grupo e de pesquisa compartilhada, incentivando a troca de informações entre os alunos, professores, acendendo a socialização do conhecimento. Assim, tornam-se mais estimulantes e interessantes para os envolvidos.

Acreditando que os ambientes virtuais contribuem para o ensino e aprendizado é que me proponho a novas aprendizagens através do campo virtual e das novas formas de ensinar, contribuindo para a melhoria da prática docente.



Eva Gomes Rocha da Silva