terça-feira, 29 de junho de 2010

Planejamento da aula "O dia dos namorados"

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE TOCANTINÓPOLIS

COORDENADORIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Planejamento Interdisciplinar

UNIDADE ESCOLAR: Diretoria Regional de Tocantinópolis ANO: 2010

DISCIPLINA: Interdisciplinar SÉRIE: 8º E 9º Ensino Fundamental e Ensino Médio

PROFESSOR (A): Eva Gomes Rocha da Silva e Gizelda Moura Rodrigues

EIXOS: Meio ambiente/ser humano e saúde/tecnologia e sociedade

TEMA: O namoro



Competências:

Ser capaz de adotar atitudes de promoção e manutenção da saúde pessoal, social e coletiva, utilizando-se das informações sobre o organismo humano, para reconhecer os fatores internos e externos do corpo que concorrem para a manutenção do equilíbrio, e para prevenção de doenças comuns em sua comunidade.



Habilidades:

Compreender a sexualidade como o comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.



Tipologia dos conteúdos:

Conceitual:

• Desenvolver a argumentação, a oralidade e a escuta com um propósito



• Compreender a sexualidade como o comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.

Procedimental:

• Promover a reflexão sobre nossas práticas sociais e as atitudes dos pais atualmente e da sociedade;

• Atenuar os conflitos entre idéias de gênero;

• Produzir textos alusivos a sexualidade, discutir sobre a sexualidade e os fatores biológicos e métodos contraceptivos;

Atitudinal:

• Saber ouvir conselhos e verbalizar suas idéias a respeito do namoro seguro;

• Apropriar-se dos mecanismos de sexo seguro evitando conseqüências para sua vida.

• Respeitar o outro com atitudes éticas a respeito do tema;

• Conscientizar-se da necessidade do exercício de controle social;



Conteúdo da Disciplina:

• Noções de Orientação Sexual;

• A sexualidade e o comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.





Metodologia (Atividade)

• Apresentação de slides sobre o contexto histórico do namoro;

• Discussão sobre os valores atuais quanto ao namoro;

• Distribuição da letra das músicas Já sei namorar e Só quero ficar.

Formação de dois grupos: das meninas e dos meninos e pedir para que destaquem nestas músicas as ideias com as quais concordam e com as que discordam.

• Conversa sobre o que é consenso e as divergências.

• Realização de debate como um exercício para aprender a ouvir o outro e respeitar as opiniões diferentes.

• Realização de questionamento sobre nosso jeito consumista de viver e como isso afeta os relacionamentos, também atingidos pela cultura do fácil e descartável;

• Exposição do filme: Juno;

• Produções textuais em diversos Gêneros Textuais baseadas no filme;

• Promoção de debate sobre as decisões tomadas por Juno no filme;

• Leitura do Livro: Amar e ser amado: a comunicação do amor - Pierre Weill e dramatização de pontos dos livros;



Recurso (Material, humano e Tecnológico)

• Letra das Músicas “ Já sei namorar e Só quero ficar”.

• Livro: Amar e ser amado: a comunicação do amor - Pierre Weill ;

• Vídeo da Música -Só quero ficar ;

• Filme: Juno;

• Kit de projeção de imagem ( PC, data-show, cx de som)



Avaliação



• Avaliação diagnostica através da conversação com os alunos sobre a temática;

• Avaliação é formativa através das atividades desenvolvidas como debate, leitura e produção textual,;

• Avaliação classificatória através de uma prova escrita;

• Os critérios serão: participação, qualidade nas discussões, atenção, exposição das idéias; criatividade, coerência na produção textual.



Referencias:

http://www.mundojovem.com.br/datas-comemorativas/namorados;

Secretaria de Educação e Cultura. Proposta Curricular Ensino Médio – Versão Preliminar. Palmas-TO, 2009.

Secretaria de Educação e Cultura. Referencial curricular do Ensino Fundamental. Palmas-TO, 2007.

Nenhum comentário: