No dia 31 de agosto do corrente ano, foi ministrada Aula de Filosofia com o Tema Liberdade e responsabilidade; Ética e Ecologia, junto a Turma de 1ª Série do Ensino Médio Básico Normal.
A temática abordada é conteúdo previsto na Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Tocantins, adotado no sistema educacional da rede estadual, sendo a mesma conteúdo previsto para o 3º e 4º bimestre. Neste sentido, foi possível aglutinar os dois conteúdos de forma interdisciplinar. A relação dos conteúdos ao contexto local foi realizado, através da percepção dos alunos frente aos assuntos abordados tanto quanto ao comportamento a ser adotado diante das situações problemas aqui encontradas.
Os alunos se fizeram participativos em todos os momentos da aula, contemplando os assuntos abordados, bem como participando das atividades propostas no planejamento, ocorrendo assim a troca de conhecimentos entre alunos e alunos e professor.
A avaliação ocorreu processualmente, durante a execução das aulas.
Este blog objetiva exercitar e refletir sobre experiências de Educação, os avanços e os desafios do processo educativo: gestão, sala de aula, relações e etc.
Minha lista de blogs
terça-feira, 31 de agosto de 2010
sexta-feira, 2 de julho de 2010
terça-feira, 29 de junho de 2010
Planejamento da aula "O dia dos namorados"
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE TOCANTINÓPOLIS
COORDENADORIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Planejamento Interdisciplinar
UNIDADE ESCOLAR: Diretoria Regional de Tocantinópolis ANO: 2010
DISCIPLINA: Interdisciplinar SÉRIE: 8º E 9º Ensino Fundamental e Ensino Médio
PROFESSOR (A): Eva Gomes Rocha da Silva e Gizelda Moura Rodrigues
EIXOS: Meio ambiente/ser humano e saúde/tecnologia e sociedade
TEMA: O namoro
Competências:
Ser capaz de adotar atitudes de promoção e manutenção da saúde pessoal, social e coletiva, utilizando-se das informações sobre o organismo humano, para reconhecer os fatores internos e externos do corpo que concorrem para a manutenção do equilíbrio, e para prevenção de doenças comuns em sua comunidade.
Habilidades:
Compreender a sexualidade como o comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.
Tipologia dos conteúdos:
Conceitual:
• Desenvolver a argumentação, a oralidade e a escuta com um propósito
• Compreender a sexualidade como o comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.
Procedimental:
• Promover a reflexão sobre nossas práticas sociais e as atitudes dos pais atualmente e da sociedade;
• Atenuar os conflitos entre idéias de gênero;
• Produzir textos alusivos a sexualidade, discutir sobre a sexualidade e os fatores biológicos e métodos contraceptivos;
Atitudinal:
• Saber ouvir conselhos e verbalizar suas idéias a respeito do namoro seguro;
• Apropriar-se dos mecanismos de sexo seguro evitando conseqüências para sua vida.
• Respeitar o outro com atitudes éticas a respeito do tema;
• Conscientizar-se da necessidade do exercício de controle social;
Conteúdo da Disciplina:
• Noções de Orientação Sexual;
• A sexualidade e o comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.
Metodologia (Atividade)
• Apresentação de slides sobre o contexto histórico do namoro;
• Discussão sobre os valores atuais quanto ao namoro;
• Distribuição da letra das músicas Já sei namorar e Só quero ficar.
Formação de dois grupos: das meninas e dos meninos e pedir para que destaquem nestas músicas as ideias com as quais concordam e com as que discordam.
• Conversa sobre o que é consenso e as divergências.
• Realização de debate como um exercício para aprender a ouvir o outro e respeitar as opiniões diferentes.
• Realização de questionamento sobre nosso jeito consumista de viver e como isso afeta os relacionamentos, também atingidos pela cultura do fácil e descartável;
• Exposição do filme: Juno;
• Produções textuais em diversos Gêneros Textuais baseadas no filme;
• Promoção de debate sobre as decisões tomadas por Juno no filme;
• Leitura do Livro: Amar e ser amado: a comunicação do amor - Pierre Weill e dramatização de pontos dos livros;
Recurso (Material, humano e Tecnológico)
• Letra das Músicas “ Já sei namorar e Só quero ficar”.
• Livro: Amar e ser amado: a comunicação do amor - Pierre Weill ;
• Vídeo da Música -Só quero ficar ;
• Filme: Juno;
• Kit de projeção de imagem ( PC, data-show, cx de som)
Avaliação
• Avaliação diagnostica através da conversação com os alunos sobre a temática;
• Avaliação é formativa através das atividades desenvolvidas como debate, leitura e produção textual,;
• Avaliação classificatória através de uma prova escrita;
• Os critérios serão: participação, qualidade nas discussões, atenção, exposição das idéias; criatividade, coerência na produção textual.
Referencias:
http://www.mundojovem.com.br/datas-comemorativas/namorados;
Secretaria de Educação e Cultura. Proposta Curricular Ensino Médio – Versão Preliminar. Palmas-TO, 2009.
Secretaria de Educação e Cultura. Referencial curricular do Ensino Fundamental. Palmas-TO, 2007.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE TOCANTINÓPOLIS
COORDENADORIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Planejamento Interdisciplinar
UNIDADE ESCOLAR: Diretoria Regional de Tocantinópolis ANO: 2010
DISCIPLINA: Interdisciplinar SÉRIE: 8º E 9º Ensino Fundamental e Ensino Médio
PROFESSOR (A): Eva Gomes Rocha da Silva e Gizelda Moura Rodrigues
EIXOS: Meio ambiente/ser humano e saúde/tecnologia e sociedade
TEMA: O namoro
Competências:
Ser capaz de adotar atitudes de promoção e manutenção da saúde pessoal, social e coletiva, utilizando-se das informações sobre o organismo humano, para reconhecer os fatores internos e externos do corpo que concorrem para a manutenção do equilíbrio, e para prevenção de doenças comuns em sua comunidade.
Habilidades:
Compreender a sexualidade como o comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.
Tipologia dos conteúdos:
Conceitual:
• Desenvolver a argumentação, a oralidade e a escuta com um propósito
• Compreender a sexualidade como o comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.
Procedimental:
• Promover a reflexão sobre nossas práticas sociais e as atitudes dos pais atualmente e da sociedade;
• Atenuar os conflitos entre idéias de gênero;
• Produzir textos alusivos a sexualidade, discutir sobre a sexualidade e os fatores biológicos e métodos contraceptivos;
Atitudinal:
• Saber ouvir conselhos e verbalizar suas idéias a respeito do namoro seguro;
• Apropriar-se dos mecanismos de sexo seguro evitando conseqüências para sua vida.
• Respeitar o outro com atitudes éticas a respeito do tema;
• Conscientizar-se da necessidade do exercício de controle social;
Conteúdo da Disciplina:
• Noções de Orientação Sexual;
• A sexualidade e o comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.
Metodologia (Atividade)
• Apresentação de slides sobre o contexto histórico do namoro;
• Discussão sobre os valores atuais quanto ao namoro;
• Distribuição da letra das músicas Já sei namorar e Só quero ficar.
Formação de dois grupos: das meninas e dos meninos e pedir para que destaquem nestas músicas as ideias com as quais concordam e com as que discordam.
• Conversa sobre o que é consenso e as divergências.
• Realização de debate como um exercício para aprender a ouvir o outro e respeitar as opiniões diferentes.
• Realização de questionamento sobre nosso jeito consumista de viver e como isso afeta os relacionamentos, também atingidos pela cultura do fácil e descartável;
• Exposição do filme: Juno;
• Produções textuais em diversos Gêneros Textuais baseadas no filme;
• Promoção de debate sobre as decisões tomadas por Juno no filme;
• Leitura do Livro: Amar e ser amado: a comunicação do amor - Pierre Weill e dramatização de pontos dos livros;
Recurso (Material, humano e Tecnológico)
• Letra das Músicas “ Já sei namorar e Só quero ficar”.
• Livro: Amar e ser amado: a comunicação do amor - Pierre Weill ;
• Vídeo da Música -Só quero ficar ;
• Filme: Juno;
• Kit de projeção de imagem ( PC, data-show, cx de som)
Avaliação
• Avaliação diagnostica através da conversação com os alunos sobre a temática;
• Avaliação é formativa através das atividades desenvolvidas como debate, leitura e produção textual,;
• Avaliação classificatória através de uma prova escrita;
• Os critérios serão: participação, qualidade nas discussões, atenção, exposição das idéias; criatividade, coerência na produção textual.
Referencias:
http://www.mundojovem.com.br/datas-comemorativas/namorados;
Secretaria de Educação e Cultura. Proposta Curricular Ensino Médio – Versão Preliminar. Palmas-TO, 2009.
Secretaria de Educação e Cultura. Referencial curricular do Ensino Fundamental. Palmas-TO, 2007.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Análise de web site
Estes são sites que vale a pena os professores utilizarem para maior enriquecimento do trabalho docente, pois incentivam a produção tanto textual como das aulas ministradas no interior da sala de aula...Aproveitem!!!!
www.educarparacrescer.com.br
www.aprenderelegal.com.br
www.paralerepensar.com.br
www.portaldoprofessor.mec.gov.br
www.novaescola.gov.br
www.mundojovem.com.br
Estes são sites que vale a pena os professores utilizarem para maior enriquecimento do trabalho docente, pois incentivam a produção tanto textual como das aulas ministradas no interior da sala de aula...Aproveitem!!!!
www.educarparacrescer.com.br
www.aprenderelegal.com.br
www.paralerepensar.com.br
www.portaldoprofessor.mec.gov.br
www.novaescola.gov.br
www.mundojovem.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)